GELSON TSONIS: A ARTE DE ENSINAR ARTE


GELSON TSONIS: A ARTE DE ENSINAR ARTE
Por Eber Rodrigues
Revisão: Lilian Luchesi e Adriano Reis
                                             
Gelson Tsonis (1966-2011), natural da cidade de São Paulo, foi um poeta, ator, diretor e dramaturgo que dedicou grande parte de sua vida a formar novos atores. Iniciou no teatro aos 14 anos de idade, quando já atuava e escrevia peças. Em sua adolescência, publicou o livro de poesias “Os Ossos de Minha Boca”. Dentre outros textos dramatúrgicos, escreveu “A Tela e a Cela”, que trata da época ditadura e faz um paralelo com os dias atuais.

 Iniciou seus estudos na Faculdade de Direito da USP, mas seu caminho era de fato o das artes cênicas. Diplomou-se pela Escola de Comunicação e Artes da USP, e participou de montagens de clássicos do teatro mundial como “Hamlet” de Shakespeare, “Andorra” de Max Frisch, “O Quarto” de Harold Pinter, “O Grande Disparate” de Jacques Prevért, dentre outras.

 Apesar de sua formação, sempre atribuiu à prática o melhor caminho para a preparação do ator. Conforme suas palavras, “é no palco, frente ao público, que as coisas acontecem. Esse é nosso campo. Essa é nossa escola”. Ele acreditava na importância das bases teóricas como “ferramentas para muitas escaladas”, mas que “devem ser temporariamente esquecidas”. Com relação às inúmeras possibilidades a respeito da técnica que cada ator utiliza na construção de uma personagem e no desenvolvimento enquanto artista, dizia que “cada um tem que desenvolver a sua”. E que “a função dos que a tem é indicá-la, fazer com que o outro conheça as técnicas existentes, mas cada um sabe a melhor maneira de amarrar seu sapato”.

Em 2001, Gelson inaugurou o Ator: Curso de Teatro, ou “Curso Ator” como é popularmente conhecido, com objetivo de colocar em prática aquilo em que acreditava: transmitir aos outros o que aprendera, “sem deixar de estar sensível ao talento de cada um, sem enchê-los de preconceitos ou formas inúteis”. Constituído por módulos, o curso até hoje proporciona aos alunos a descoberta da magia de estar sobre um palco, de contagiar e ser contagiado por um público. O nome foi escolhido como uma homenagem, uma vez que, para ele, “o teatro é, e sempre será, a arte do Ator e não do Diretor”.

Sua peça “A Tela e a Cela” marca a transformação do ator, onde cada aluno explora sua personagem, de modo a absorver a técnica através da prática sobre o palco. Dirigiu diversas outras montagens realizadas, a maioria delas em conjunto com sua esposa Lilian Luchesi, atriz, diretora e professora do Curso Ator. Destaca-se, ainda, o módulo no qual trabalhava a aplicação da técnica do diretor de teatro polonês Jerzy Grotowski, culminando na produção de espetáculos diferenciados.

Falecido em 2011, Gelson deixou um legado de centenas de atores formados em suas mãos e moldados por ele de modo a descobrir em si mesmos a melhor maneira de atingir o público e evoluir conforme suas próprias experiências.

O Teatro N.Ex.T. por inúmeras vezes abrigou as montagens do Curso Ator, localizado em andares superiores no mesmo edifício na região central de São Paulo. Como forma de prestar uma sincera homenagem, receberá o nome provisório de “Espaço Ator Gelson Tsonis”, para registrar com ênfase o artista e mestre que usufruiu de toda a estrutura deste local com o intuito único de promover o crescimento de tantos atores que passaram por sua vida. Ou, melhor dizendo, o crescimento dos atores nas vidas dos quais ele passou.

ESPAÇO ATOR GELSON TSONIS (Teatro N.Ex.T)

Rua Rego Freitas, 454 – Centro, São Paulo.

Telefone: (11) 3237-1845

Publicado em 03/08/2011, em Arte, Dicas, Informação, Informações, Noticias, Novidades, teatro, Teatros e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. diogo guermandi

    Um Mestre, um grande amigo, um pai, um conselheiro, um grande artista e, sobretudo, um ser humano iluminado, objetivo, gentil, delicado e guerreiro. Obrigado por ter existido.
    O mundo ficou melhor por seus feitos e triste pela sua perda.
    Vá com Deus…

  2. Rafael Casadei Silva

    Uma linda homenagem, admiravel. Obrigado gelson por tudo e espero que onde quer que voce esteja voce sinta orgulho de mim, uma pessoa que quando começou era tao timida e com o tempo evoluiu. Obrigado

  3. alexandre aegas

    gostaria de ensinar teatro! sera que tenho capacidade??

    • Tcolombari

      Alexandre todos nós temos a capacidade de ensinar alguma coisa a alguem, basta acreditar em nós e no que agente sabe, saber é muito importante se vc domina um assunto e tem pleno conhecimento sobre ele vc podera estar passando para quem quiser aprender.
      Basta acreditar!

  4. Fiz o curso em 2003 e conheci o Gelson, e nunca o esqueci ou mesmo o curso. Hoje fui procurar o curso para refazê-lo e soube do falecimento do Gelson. Um grande e inesquecível cara.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: