Museu do Ipiranga ou Museu Paulista?


O Museu Paulista da Universidade de São Paulo é conhecido por esse dois nomes foi fundado em 1895 e está situada na cidade de São Paulo, um dos mais visitados da capital, conteúdo inúmeras obras de valor arquitetônico e histórico principalmente relacionado com a independência do Brasil, como o quadro de Pedro Américo “Independência ou Morte”.

O Museu Paulista tem em seu acervo de mais de 125 mil artigos, entre objetos (esculturas, quadros , joias, moedas, medalhas, móveis, documentos e utensílios de bandeirantes e índios), iconografia e documentação arquivística, do século XVI até meados do século XX, que servem para a compreensão da sociedade brasileira, com especial concentração na história de São Paulo.

A escadaria do museu tem algo bem interessante além de sua beleza, digna de palácios de realezas ou dos famosos contos de fadas, ela representa o Rio Tietê, que foi ponto de partida dos Bandeirantes rumo ao interior do país  e  no corrimão estão colocados esferas com águas dos rios desbravados pelos paulistas entre os séculos XVI e XVIII.

O Museu do Ipiranga dentre tantas obras existentes em São Paulo merece nosso respeito e principalmente nosso cuidado, pois além sua beleza retrata a nossa história, porque se hoje temos lembranças e orgulho é porque esses homens do passado fizeram a diferença na história.

Publicado por: Andreza Oliveira

Publicado em 25/09/2011, em Arte, Cultura, Informação, Informações, Noticias, Novidades e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: